Your Lie in April é um anime de 2014 – 2015 que conta a história de Kousei Arima, um garoto que perdeu suas habilidades de ouvir o piano e, por assim dizer, tocar em público, devido a um evento traumático na sua vida. Porém, após conhecer uma garota, Kaori Miyazono, uma violonista incrível, Kousei pensa que talvez seja hora de enfrentar seus medos.
Bom, olhando assim, parece uma história fofa, mas não é. Inclusive, se você ainda não viu o anime, sugiro que confira, pois aqui teremos spoilers (sério, se ainda não viu, vale a pena!). Aviso dado, vamos refletir no assunto.
Pois bem, Kousei era um pianista brilhante, mas ele tinha que ser o melhor em tudo. Sua mãe era extremamente perfeccionista, e ele constantemente apanhava se não tivesse atingido essa perfeição. Porém, a mãe era quem ele mais admirava. Quando ela morre, Arima desenvolve um quadro de estresse pós-traumático e depressão. Claro que ele tem a melhor amiga dele que está lá em todos os momentos desde a infância, a Tsubaki Sawabe. Também tem o Ryōta Watari, que é colega deles.
Assim, Kaori Miyazono se aproxima da turma e se torna namorada de Watari. Só que ela gosta do Kousei, e ele dela. Ela o chama para tocar com ela (ela no violino e ele no piano). Eles vão bem, até que ele para de ouvir as notas. Por causa dela e do que ele sentia, ele conseguiu melhorar e aprender a lidar com o que estava acontecendo. Até que ela vai para o hospital. E é aí que descobrimos o porquê do anime se chamar “Your Lie in April”. Ela mentiu para se aproximar de Kousei. Ela o admirava desde criança, e conhecê-lo era uma espécie de “desejo antes de morrer”.
Então: por que esse não é um anime de romance? Porque Kousei estava com problemas psicológicos e emocionais, e Kaori estava constantemente o empurrando a vencer o medo na “marra”. Mas não era por causa dele. Era por interesse dela. E agora, não bastasse esses sentimentos, ele terá que lidar com uma situação a mais: a perda da única garota que ele amou. Não, meus amigos, esse não é um anime romântico.
Gostou de saber mais sobre o que rola no Cinema Geek? Então veja também outras das nossas publicações disponíveis no blog. Até o próximo post!