Ter conexão com internet é algo essencial nos dias de hoje. E em busca de promover uma igualdade e inclusão digital, o Governo Federal criou mais uma nova medida para assegurar que o país avance nesse sentido: o Programa Wi-Fi Brasil.
E hoje, vamos te mostrar tudo sobre o Programa Wi-Fi Brasil. Como ele funciona, onde serão feitas as instalações e como solicitar diretamente com o governo a sua instalação. Além disso, você vai conhecer quais os critérios e para quem esse programa é voltado. Então, fique ligado!
Programa Wi-Fi Brasil
De acordo com o Agência Brasil, o Ministério das Comunicações anunciou que o Programa Wi-Fi Brasil vai beneficiar inúmeras pessoas e logo de cara criar 500 pontos de internet espalhados por todo o país. Entre os locais beneficiados há escolas, praças públicas, assentamentos rurais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), comunidades tradicionais e telecentros comunitários.
O anúncio foi feito ainda em 2022, em cerimônia comemorativa aos 50 anos da empresa Telebras – Telecomunicações Brasileiras. O programa de inclusão digital é, segundo o ministério, fruto de parceria entre a estatal e a Fundação Banco do Brasil. O total investido em um ano supera os R$ 12 milhões.
De acordo com a pasta, o Programa Wi-Fi Brasil disponibiliza, via satélite e via terrestre, internet com velocidade de conexão de até 20 megabites por segundo (Mbps), instalando antenas e roteadores em locais como praças públicas, escolas, assentamentos rurais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), comunidades tradicionais e telecentros comunitários.
Objetivos e instalação
O programa visa beneficiar locais ou instituições públicas que precisam de conexão com internet. Isso assegura uma melhor experiência e fluxo de trabalho para todos visitantes e funcionários. Assim, o programa tem os seguintes objetivos, de acordo com o site oficial do Governo Federal:
- a promoção da inclusão digital, por meio do fornecimento de conexão à internet em banda larga, inclusive naquelas localidades onde inexista oferta adequada de conexão à Internet;
- o apoio a comunidades em estado de vulnerabilidade social, localizadas em áreas rurais, remotas e nas periferias urbanas,
- oferecendo acesso a serviços de conexão à internet, promovendo a inclusão digital e social e incentivando as ações de governo eletrônico;
- a ampliação do provimento de acesso à internet em banda larga para instituições públicas, com prioridade para regiões remotas e de fronteira; o apoio a órgãos governamentais em ações de governo eletrônico; e
- a contribuição para a ampliação do acesso à internet em consonância com outros programas de governo.
Para se ter uma ideia real do alcance, ainda de acordo com o Gov.com, o até o momento foram conectadas mais de 17 mil escolas do ensino básico e outros 5 mil estabelecimentos, incluindo mais de 1.000 comunidades com acesso Wi-Fi Livre. O Programa permite conectar até 27.900 pontos.
Faça sua instalação do Programa Wi-Fi Brasil
Você também pode acessar agora mesmo o portal oficial do Programa Wi-Fi Brasil e verificar todas as instituições e locais que tiveram aprovação do programa e já receberam a instalação. O portal é atualizado periodicamente, e sempre que novas instalações acontecem elas entram na contagem da próxima atualização.
Por fim, as instituições interessadas em entrar no programa e acessar o serviço devem acessar o site do Ministério das Comunicações para fazer a solicitação. Portanto, não perca tempo e faça agora mesmo a sua solicitação e leve o programa para a sua instituição.