Thomas Zickler, conhecido popularmente como Tom Zickler, morreu nessa segunda-feira após uma luta contra uma doença. Ele era um dos produtores mais bem-sucedidos da Alemanha e tinha apenas 55 anos.
Zickler trabalhou, nas últimas duas décadas, com o ator-diretor Til Schweiger em alguns dos filmes de maior sucesso da Alemanha. Supervisionando a produção na Barefoot Films e na Brown Entertainment, empresas que dirigia com Schweiger, Zickler produziu sucessos como “Knockin ‘on Heaven’s Door” em 1997, “Friendship!” em 2010 e “Head Full of Honey” em 2014.
No ano de 2017, ele se uniu a Christoph Fisser, vice-presidente e COO do Studio Babelsberg, para trabalhar na Traumfabrik. Onde, mais tarde, lançou um trabalho com esse mesmo nome, “Traumfabrik”.
Esse último trabalho marcou um retorno às suas raízes profissionais. Afinal, Zickler começou sua carreira cinematográfica na DEFA, na então Alemanha Oriental, em 1986, três anos antes da reunificação alemã levar à privatização do estúdio.
“Estamos atordoados, chateados e profundamente tristes”, disse Fisser em comunicado. “A comunidade cinematográfica alemã perdeu um dos maiores produtores de filmes e contadores de histórias mais apaixonados, que sabia, como nenhum outro, como inspirar os espectadores. O cinema era a vida dele. Muito cedo, tivemos que dizer adeus a um homem maravilhoso e a um bom amigo de longa data. Nossos pensamentos estão com seu filho, seus pais, toda a família e todas as pessoas que o amavam tanto quanto nós. ”
Zickler e Schweiger fundaram sua primeira empresa, o Sr. Brown Entertainment, em Berlim nos anos 90. Mais tarde, eles formaram a Barefoot Films, onde Zickler permaneceu diretor até 2016.