O filme “It: Capítulo 2”, da New Line proporcionou uma significativa subida na bilheteria das telonas. Apesar e não ter superado a histórica bilheteria de estreia de US $ 123 milhões do primeiro filme, em 2017, batel o recorde para as estreias atuais. Afinal, não se tem, em todos os fins de semana, uma estreia de US $ 91 milhões como é o caso de “It: Capítulo 2”.
Não é algo tão comum ter nos cinemas tramas com duração próxima a três horas, a não ser títulos já irrefutavelmente estabelecidos. É o caso, por exemplo, de filmes como “Vingadores: Ultimato”. Entretanto, segundo o analista de mídia, Paul Dergarabedian, maior do que o impacto do fim de semana, as vendas da estreia projetam uma jogabilidade a longo prazo.
Depois de passar por um verão não muito promissor, a Warner Bros. realmente estava precisando de um respiro. Pennywise, interpretado por Bill Skarsgard, chegou oportunamente como um impulso para a produtora. Afinal, a temporada foi encerrada com significativas perdas.
Um dos fatores considerados como importantes para o estouro do filme é o momento do seu lançamento. Além de ter sido lançado em tempos de um portfólio ‘saturado’, o filme chegou exatamente dois anos após o original ter sido lançado. Isso deu tempo suficiente para que se criasse uma expectativa ao redor da nova produção.
Outra grande estratégia para a atração, também utilizada por outras grandes produtoras, é a transformação do lançamento em um evento especial. Com isso, os espectadores se sentem parte integrante da produção, tendendo à busca pelos cinemas nos primeiros instantes.
Enfim, o grande ganho de bilheteria da estreia de “It: Capítulo dois” não é apenas um termômetro do lançamento, mas também uma projeção do restante da temporada.