Alberto Barbera, diretor do Festival de Cinema de Veneza está confiante. Em conversa com a mídia, Barbera compartilhou as suas expectativas para os possíveis candidatos ao Oscar. Afinal, Três dos últimos cinco vencedores na categoria de Melhor Filme, foram lançados no Festival de Veneza.
Afirmando estar se sentindo feliz com o festival, Barbera elogia a escolha da Warner Bros. de trazer ‘Coringa’ para o festival. Segundo ele, além de ter expandido os limites do gênero, o filme trouxe uma excelente atuação de Joaquin Phoenix e Todd Phillips. Dessa forma, estará certamente estará na corrida pelo Oscar. Além de ‘Coringa’, Barbera acredita que verá também ‘Marriage Story’ na corrida. Para ele, o filme teve uma recepção calorosa da imprensa. Mais do que isso, as performances e o roteiro da trama se mostraram excelentes.
Ao ser questionado sobre as perspectivas atuais para o cinema, Barbera se mostra otimista. Embora o cenário atual conte com algumas deficiências, como a desigualdade de gênero, por exemplo, para ele, há perspectivas de mudança positiva no cenário. Apesar de notar o que chama de “injustiça” no mundo do cinema, reconhece que o desafio da igualdade de gêneros está além dos festivais. Pois não se trata apenas de quantos filmes de mulheres conseguem competir, mas, também de quantos são produzidos por elas.
Além das salas cinematográficas, estão crescendo as plataformas de streaming. Isso significa necessidade de investimento em conteúdo, o que desencadeia o crescimento do segmento. Dessa forma, haverá competição, logo, haverá também investimento e desenvolvimento do setor.