Os filmes com longa duração estão testando a paciência do público

Os proprietários de salas de cinema podem considerar a possibilidade de ressuscitar intervalos.

Há uma década, os 10 melhores filmes do verão de 2009 tinham um tempo médio de duração de 116 minutos. No verão de 2019, esse status subiu para 125 minutos, enquanto os estúdios de Hollywood procuravam manter os cineastas felizes e atrair o público de suas casas com extravagâncias de efeitos visuais superdimensionados.

Avengers: Endgame, o filme de maior bilheteria do verão e o maior lançamento de todos os tempos (não ajustado pela inflação), atingiu 182 minutos. E vários outros filmes recentes ultrapassaram a marca de 150 minutos. Em 2018, a duração média dos 10 melhores filmes para o ano inteiro foi de 132 minutos, subindo da média de 129 minutos em 2017.

Isso pode acarretar em um custo financeiro. No fim de semana de 6 a 8 de setembro, o filme It: Chapter Two da New Line e do diretor Andy Muschietti estreou com US$ 91 milhões, um declínio de 26% em relação ao primeiro It, que estreou para US$ 123,4 milhões no mesmo final de semana em 2017. A sequência foi de US$ 91 milhões. Pesados ​​169 minutos, 34 minutos a mais que seu antecessor.

“Andy tinha muita história para contar ao concluir sua adaptação do livro de Stephen King, com mais de 1.100 páginas”, diz Jeff Goldstein, chefe de distribuição da Warner Bros, mãe da New Line. “Adicionamos estrategicamente mais shows e locais para contrabalançar a perda de um show em cada tela”.

Em defesa de It: o tempo de execução mais longo do Capítulo Dois, Goldstein aponta para o enorme sucesso da Disney, Endgame, que faturou US$ 1,8 bilhão nas bilheterias norte-americanas.

“Não há dúvida de que as bilheterias de fim de semana de abertura são muitas vezes prejudicadas por filmes com longos períodos de exibição que, por natureza, têm menos exibições por dia e, portanto, têm mais dificuldade em quebrar recordes”, diz Dergarabedian. A menos, ele acrescenta, “como vimos em raras ocasiões, os cinemas criam uma circunstância especial adicionando apresentações incomuns da noite para o dia. Vingadores: Ultimato foi o exemplo perfeito disso”.

Os filmes com maior bilheteria dos últimos três anos nas bilheterias mundiais tiveram tempos de exibição superiores a duas horas; Vingadores: Guerra Infinita (149 minutos), Guerra nas Estrelas: Os Últimos Jedi (152 minutos) e Capitão América: Guerra Civil (146 minutos).

E não são apenas os sucessos de ficção científica e ação que foram superdimensionados neste verão. Midsommar, escrita e dirigida por Ari Aster, durou 147 minutos e arrecadou US$ 27 milhões até o momento, em comparação com os 127 minutos de duração do filme de terror Hereditary de 2018, que arrecadou US$ 44 milhões nas bilheterias.

E depois há o retorno do autor Quentin Tarantino, desta vez emparelhando Leonardo DiCaprio e Brad Pitt em Era uma vez em Hollywood. Com um impressionante tempo de exibição de 161 minutos, o filme da Sony Pictures arrecadou US$ 310 milhões até o momento em todo o mundo e em breve passará os Bastardos Inglórios de Tarantino para ser o segundo filme de bilheteria mais lucrativo do cineasta atrás de Django Livre (US$ 425,4 milhões), não ajustado para inflação. Django levou 165 minutos, enquanto os Inglórios teve 153 minutos.

O analista de bilheteria Jeff Bock, da Exhibitor Relations, não acredita que a duração de um filme seja um fator em seu desempenho nas bilheterias. “Longform é bom, desde que você possa justificá-lo”, diz ele.

“Não há número mágico”, acrescenta o ex-chefe de distribuição da Fox, Chris Aronson. “Se um filme tiver mais de 2:20 (140 minutos), provavelmente custará um horário por tela. Mas se a visão do diretor for bonita e dinâmica, isso não importa.”

A Disney – que comanda mais de 44% da participação no mercado global até agora este ano – não tem medo de ultrapassar a marca de duas horas de sua tarifa de ação ao vivo, principalmente quando se trata de filmes de super-heróis da Marvel. Entre os títulos dos estúdios da Disney, Aladdin, de Guy Ritchie, estrelado por Will Smith, durou 128 minutos, enquanto sua produção virtual de estrelas, The Lion King, ficou tímida em 118 minutos.

Embora o verão tenha chegado a um fim sem cerimônia – a receita caiu 2% ano a ano – a tendência para tempos de execução mais longos não mostra sinais de desaceleração, à medida que Hollywood se prepara para uma queda no outono, repleta de ofertas dignas de prêmios.

Em cerca de 210 minutos, ou três horas e meia, o drama da Netflix de Martin Scorsese, The Irishman, eclipsa facilmente a duração de 180 minutos de seu Lobo de Wall Street, indicado ao Oscar de 2013, para marcar o longa mais narrativo de sua carreira. The Irishman será exibido exclusivamente em salas selecionadas por quatro semanas a partir de 1º de novembro e poderá testar os limites da paciência do consumidor.

Nos últimos tempos, a duração média de um indicado ao Oscar de melhor filme pairou em torno da marca de duas horas. Agora, essa média está aumentando. Entre as turmas do ano passado, o Green Book, vencedor de melhor filme, durou 130 minutos, enquanto os indicados a melhor filme incluíram Nasce uma estrela (136 minutos) e Roma (135 minutos). Na década passada, o maior vencedor de melhor filme foi 12 Anos de Escravidão, da Fox Searchlight, com 134 minutos.

“Em um mundo perfeito para os donos de cinemas, cada filme seria de uma hora e meia a duas horas”, diz Eric Handler, analista de Wall Street da MKM Partners. “Mas, na realidade, o mais importante é o filme. Se a história precisa durar mais de duas horas, é isso que importa. Você quer que as pessoas tenham uma boa experiência.”

 

preloader image
Carregando Texto...