Agora, você já compreendeu a importância e o funcionamento do Sistema Único de Saúde no Brasil. Então, é hora de entender o que você pode fazer para, efetivamente, ter o seu Óculos de Grau Gratuito (SUS).
Esse não é um processo tão difícil ou impossível. Entretanto, requer que você tome as decisões corretas e trace o caminho mais curto para realmente alcançar o que necessita.
Por essa razão, vale a pena conhecer o passo a passo detalhado para que você consiga garantir o seu acesso ao benefício.
Passo a passo para conseguir Óculos de Grau Gratuito (SUS)
O caminho a ser feito para ter o seu Óculos de Grau Gratuito (SUS) é praticamente o mesmo que se faz para acessar outros programas públicos de saúde. Assim, o primeiro passo é ir até a Unidade Básica de Saúde que atende a sua família, e manifestar o seu interesse.
Atualmente, muitas dessas Unidades Básicas de Saúde, em cada município, possuem sua própria programação de consultas e exames oftalmológicos. De todo modo, as unidades que não contam com profissionais na própria unidade, possuem meios de intermediar os agendamentos de consultas e exames para os usuários da unidade.
Ao entender com a sua Unidade Básica de Saúde qual seria o melhor caminho, é hora de partir para a consulta e adquirir a receita de acordo com a sua condição oftalmológica. Após conseguir a receita, o próximo passo é procurar o órgão de regulação de saúde do município, que analisará o seu perfil para receber os Óculos de Grau Gratuito (SUS).
Depois de fornecer as informações solicitadas pelo órgão, você será informado se o seu perfil compreende, ou não, a gratuidade dos óculos. Tendo aprovada a sua avaliação, o órgão indicará o próximo passo e a ótica onde você poderá escolher a armação e as lentes de que possa precisar.
A boa notícia é que, mesmo que o seu perfil não seja aprovado para conseguir os óculos de maneira totalmente gratuita, ainda há outras opções. A fim de auxiliar o Estado em suas demandas sociais, muitos Programas estabelecem parcerias e convênios com óticas e clínicas. Desse modo, ainda é uma boa opção comprar armações e lentes com preços populares, através dessas iniciativas.
Assim, é importante que se explore todas as possibilidades a fim de manter a saúde dos olhos em dia, sem compromenter a saúde financeira da famíla. Afinal, há vários caminhos possíves e, certamente, algum deles atenderá à necessidade em questão.
Documentos Necessários para conseguir Óculos de Grau Gratuito (SUS)
Como já adiantamos, a solicitação do Óculos de Grau Gratuito (SUS) passa por uma avaliação do órgão de regulação de saúde. Essa é uma prática comum, a fim de evitar que pessoas que podem comprar seus óculos ocupem o espaço de cidadãos que realmente necessitam.
Sabendo disso, se prepare para apresentar documentos pessoais ao fazer a sua solicitação:
- RG (para maiores de idade) ou Certidão de Nascimento (no caso de menores de idade);
- Receita médica fornecida pela unidade do SUS, onde foi feita a consulta médica;
- CPF;
- Carteirinha do SUS atualizada;
- Título de Eleitor do paciente (se maior de idade), ou do reponsável maior;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de vínculo entre paciente e responsável (se for o caso).
Para os pacientes que sejam menores, além dos próprios, documentos do reponsável também serão solicitados. É o caso, por exemplo, do RG, comprovante de residência e uma procuração que o habilite como responsável pelo menor, caso não haja nenhum vínculo de parentesco.
Como se pode notar, não há nada de difícil nas exigências do perfil. Essa documentação, com o acréscimo de consultas em bases de dados que o município já possua, dirão se você está apto, ou não, a receber o Óculos de Grau Gratuito (SUS).