A Netflix nos EUA informou oficialmente que retirou a série “Friends” de sua programação no início da meia-noite do dia 31 de dezembro de 2019.
A falta de sensibilidade com os fãs por parte da Netflix deixou os fãs incofortáveis com a situação. Isso devido ao fato de que a “Friends” não estará disponível para transmissão nos Estados Unidos até o lançamento da série na HBO Max da WarnerMedia. Afinal, o canal conquistou os direitos de transmissão domésticos exclusivos para todos os 236 episódios em um contrato de cinco anos estimado em torno de 425 milhões de dólares.
Até então, a única maneira de assistir ao programa nos EUA é comprando o programa em DVD ou através de varejistas digitais como Amazon, Apple iTunes e Google Play, ou através de reprises na TV a cabo. Atualmente, a coleção completa de 32 discos de “Friends” é o best-seller nº 3 da Amazon, com o preço de US $ 123,77, entre as comédias da categoria DVD.
Além disso, “The Office”, outro artista de destaque na Netflix, também deixará o catálogo da plataforma nos EUA no final de 2020 para estar disponível exclusivamente no Peacock da NBCUniversal a partir de 2021.
“Friends” foi ao ar originalmente na NBC entre 1994 e 2004. A série conta a história por trás da vida de um grupo unido de amigos em Nova York: os irmãos Ross e Monica Geller, junto com Rachel Green, Chandler Bing, Phoebe Buffay e Joey Tribbiani. A série foi criada por David Crane e Marta Kauffman, que produziu com Kevin Bright através da Bright Productions em associação com a Warner Bros Television.