“The Irishman” terá exibição aberta pela Netflix em edição limitada, no dia 1º de Novembro.
O filme é um drama policial estrelado por Robert De Niro, Al Pacino e Joe Pesci será exibido em aluns cinemas até a data de lançamento no serviço de streaming, em 27 de novembro.
A direção do drama está por conta de Martin Scorsese. Ele, embora preferisse a forma tradicional de distribuição do filme, teve de render ao projeto da Netflix. Afinal, é a forma mais alinhada com a temporada de prêmios que está em alta. Aliás, a Netflix já apostou nessa forma de apresentação anteriormente com “Roma”, de Alfonso Cuaron.
Apesar de ainda não estarem acertadas questões como a quantidade de telas em que será exibido, a expectativa é de uma quantidade razoável. Pois, é uma difícil negociação com grandes redes de cinema como a AMC e a Regal, em virtude da curta temporada de exibição. Em situações normais, o tempo de exibição nos cinemas das grandes produções é de aproximadamente 90 dias. Depois desse tempo é que suas produtoras começam a disponibilizar os trabalhos para as plataformas de streaming ou exibições domésticas. Dessa forma, o prazo pretendido pela Netflix não é um negócio potencialmente atrativo para as grandes salas.
Na verdade, as empresas de exibição cinematográfica já não são as maiores fãs da Neflix há bastante tempo, Afinal, parte do seu público migrou para a plataforma de streaming por causa do grande investimento aplicado lá. Além disso, não são incomuns os comentários maldosos dos próprios executivos da Netflix quanto à saúde do comércio cinematográfico.