Drama brasileiro indicado ao Oscar 2023 como Melhor Filme Internacional de 2023, “Marte um” chegou aos cinemas no último mês e tem a distribuição assinada pela Embaúba Filmes. A trama é emocionante e retrata, com sinceridade, o cenário da grande maioria das famílias brasileiras.
A trama tem roteiro e direção assinada por Gabriel Martins. E, desde sua estreia, em Janeiro de 2022, teve diversas exibições internacionais e, ainda, ganhou quatro prêmios no Festival de Cinema de Gramado, entre eles, o Prêmio Especial do Júri.
Sobre o impacto do filme e toda sua representatividade, o diretor Gabriel Martins disse em entrevista para o site Café com Rapadura:
(…) Partindo do sonho do Deivinho, mas querendo entender algo mais complexo, que tem a ver com o Brasil, mas que talvez seja mundial: quem a gente quer ser? O que a gente sonha? Por que a gente sonha? Existe algum limite para o que a gente quer ser? Foi assim que o filme foi se desenvolvendo, tanto por parte do roteiro quanto pelas questões de filmagem, junto, também, com o tanto que o Brasil foi se desenvolvendo, foi mudando de ideias, com os muitos traumas que a gente viveu e, de alguma forma, o filme chega agora, em um momento em que talvez a gente esteja querendo sair de um estado muito ruim pelo qual a gente passou, tanto com a pandemia quanto com o governo, e muitas coisas que atacaram a autoestima do país, principalmente as pessoas mais pobres, as famílias como a do filme. Então, acredito que “Marte Um” fale sobre isso, sobre essa crise de identidade que é a do próprio país.”
Veja: “Mais que amigos, Friends”:Comédia romântica estreia em Outubro
Sinopse Oficial de “Marte Um”
“O filme retrata o dia a dia dos Martins, uma família negra de classe média baixa que mora na periferia de uma grande capital. Os personagens tentam seguir vivendo em meio às mudanças no país e nuances de suas vidas pessoais, como trabalho, utopias, amores e traumas.
Cada um deles mantém seus desejos e expectativas: a mãe Tércia cuida da casa enquanto passa por crises de angústia; o pai Wellington quer ver o filho virar jogador de futebol profissional; a filha mais velha, Eunice, tem um novo amor; e o pequeno Deivinho sonha em colonizar Marte.”
Confira: “Todas as Flores”: Primeira novela original da GloboPlay