Os leilões vem se tornando cada vez mais populares no Brasil, tudo isso graças a oportunidade de comprar um veículo com preços bem mais baixos do que os praticados no mercado. Além disso, também é possível encontrar modelos novos, antigos e até mesmo de colecionadores. Mas, seja como for, essa prática vai se popularizando cada vez mais. E se você quer saber como participar de um leilão de motos seminovas, hoje vamos te mostrar!
Antes de começar, é preciso destacar que existem diversas empresas públicas e privadas (como o DETRAN) ou financeiras que realizam leilões de motos seminovas com toda as regulamentações necessárias. Assim, você não precisa se preocupar com a procedência dos veículos, já que todos vendidos em leilão agora tem a documentação necessária para que possa rodar sem nenhum problema.
Leilão de motos seminovas: como participar
Como dito, existem alguns tipos de leilões, e é essencial que você entenda como funciona cada um deles. Mas, abaixo vamos citar o funcionamento de dois dos mais populares. Embora sejam bem parecidos, existem pequenas diferenças.
Leilão da Receita Federal: Para participar do leilão de motos seminovas da receita federal, é preciso realizar um cadastro no E-CAC da receita e depois cadastrar-se especificamente para participar dos leilões eletrônicos. Fique atento na hora de se inscrever, pois é preciso enviar todas as documentações exigidas e fazer todos os procedimentos solicitados. Depois disso, vai poder começar a dar lance nas motos e outros itens que estão para venda.
Leilões dos Bancos: Os leilões dos bancos quase sempre são realizados em casas de leilão. Nesse caso, fique ligado e faça uma pesquisa das casas de leilão mais próximas da sua região e cadastre-se nelas. Graças ao avanço tecnológico, a maioria já aceita o cadastro digital e realizam os leilões totalmente online. O cadastro também é simples, vai exigir alguns documentos e basta seguir o passo a passo de cada site. Quase sempre tudo leva apenas alguns minutos e você tem a confirmação e aprovação já no mesmo dia.
Os leilões de motos seminovas também acontecem em instituições e sites privados. Antes de participar, faça uma pesquisa rápida para ver a segurança e confiabilidade daquele site. Se tudo estiver ok, pode realizar o seu cadastro sem medo e começar a dar lances. Em caso de sites duvidosos ou pesquisas negativas, é melhor evitar e participar dos modelos listados acima.
Qual O Melhor Leilão De Motos Seminovas?
É muito complicado indicar um leilão de motos seminovas como “O MELHOR”. Isso porque existem diversos tipos de leilões e cada um vai contar com boas oportunidades em algum momento. Por isso, o importante é avaliar os lotes a serem leiloados neles e quando vai acontecer. A questão mais importante como dito, é escolher um leilão seguro!
E lógico, pensando em segurança os leilões de bancos e os leilões da Receita Federal tem uma pequena vantagem, por se tratar de instituições governamentais ou ligadas ao governo. Além disso, nesse tipo de leilão você encontra veículos em ótimo estado (em outros também, mas aqui o número é bem alto) pois quase sempre são apreendidos por questões financeiras e não por problemas de manutenção.
Então é isso! Agora você já sabe como funciona, como se cadastrar e participar de um leilão de motos seminovas. Fique atento aos sites, editais e faça sua inscrição para participar. Sempre que possível, dê prioridade para aqueles leilões feitos por Bancos e Receita Federal, e boa sorte!