Lee Mendelson, o produtor por trás de mais de 50 especiais de TV animados, com Charlie Brown e a turma “Peanuts”, morreu no dia de Natal em sua casa em Hillsborough, Califórnia, depois de uma longa batalha contra o câncer. Ele tinha 86 anos.
Mendelson também escreveu a letra de “Christmas Time Is Here”, uma música apresentada em “A Charlie Brown Christmas”, o especial de 1965 que transformou “Peanuts” em um grande sucesso. “Charlie Brown Christmas” trouxe a Mendelson o primeiro de seus 12 Emmys. O último foi em 2015 para “É o seu 50º Natal, Charlie Brown”. Além disso, o trabalho de Mendelson com o animador Lee Melendez também lhe trouxe quatro Peabody Awards, uma indicação ao Oscar e dois nomeados ao Grammy.
Fã de jazz ao longo da vida, Mendelson teve a inspiração de contratar o músico Vince Guaraldi para criar músicas originais para “Charlie Brown Christmas”, um toque que ajudou a destacar os especiais entre os jovens e os mais velhos. Ao longo dos anos, ele trabalhou com outros músicos notáveis, como Dave Brubeck, Wynton Marsalis, B.B. King, David Benoit, George Winston, Ed Bogas e Desiree Goyette.
A Lee Mendelson Film Productions foi a primeira a abrir suas portas em 1963. Com isso, Mendelson foi recrutado para produzir “Charlie Brown Christmas”. Sendo assim, os programas de animação “Peanuts” foram ao ar na CBS por anos até que a ABC adquiriu os direitos em 2001.
Além disso, Mendelson se uniu ao criador de “Garfield”, Jim Davis, para produzir o primeiro curta de animação com o gato mal-humorado em 1982. Ele também conduziu a série animada de “Garfield e Amigos” de 1991 a 1994.