Os jogos mais antigos marcaram a história e a infância de muitas pessoas, fazendo-nos ter doces lembranças ao ouvir aquela famosa musiquinha de Super Mario, não é mesmo? Sendo assim, é compreensível que os valores tenham ficado um pouquinho altos, pois o tempo passa, e os jogos retrô também. O que não esperávamos, é que eles seriam vendidos por esse preço absurdo. É tão absurdo que chega a ser ridículo.
Pra você ter uma noção, uma cópia fechada de Sonic the Hedgehog foi vendida por mais de 400 mil dólares. Fazendo a conversão direta, se trata de mais de 2 milhões de reais. Tudo isso por um jogo retrô. Imagine o que poderia ser feito com todo esse dinheiro! E pasmem: esse foi relativamente “barato” em relação ao Super Mario Bros. Acredite ou não, uma cópia do nosso querido carinha que gosta de entrar pelo cano, custou mais de 2 milhões de dólares!
Assim, pode surgir para nós a questão sobre o motivo desses preços altos. O primeiro deles e mais visível, é que quem produziu o jogo, muito provavelmente já não mais produzirá. Ou seja, como um princípio básico da economia de mercado, é sobre a oferta e procura. Assim, se tem menos desse produto no mercado, ele aumenta ligeiramente o preço, pois a procura se torna maior.
Outro fator interessante de ser mencionado é a influência da pandemia do Covid-19. Até porque, devido às normas de segurança de Lockdown, muitas pessoas ficaram confinadas em suas casas, e descobriram seus hobbies, sejam eles cantar, dançar, ter em casa aqueles jogos retrô… Assim, isso levou algumas pessoas a beirarem à obsessão por esses videogames antigos.
Por fim, os mesmos sites de leilão podem estar aplicando golpes de especulação a pressionando as pessoas a adquirirem os jogos a um preço mais alto. Se foi armação ou não, a verdade é que ficamos boquiabertos de saber que alguém gasta todo esse dinheiro em videogame.
Enfim, independente de qual seja o pensamento, a verdade é que mesmo com o avanço da tecnologia e suas variedades, ainda temos muito o que evoluir como seres humanos.
Gostou de saber mais sobre o que rola no Cinema Geek? Então confira também outras das nossas publicações no blog. Até o próximo post!