Escritor, crítico literário e professor, Cristhiano Aguiar nasceu em Campina Grande, na Paraíba, no ano de 1981 e lança em 2022 o livro Gótico Nordestino, uma seleção que conta com 9 contos.
O autor, nesse livro, foge da prosa literária tradicional, e é inspirado em seu currículo diverso, o qual conta com mestrado em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco, doutorado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pesquisas na Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos.
Além disso, tem ainda mais oito livros de contos publicados, além de textos publicados na Inglaterra, Estados Unidos e Argentina.
Os quais têm como título:
- Ao lado do muro
- Os justos
- Recortes de Hannah
- Narrativas e espaços ficcionais: uma introdução
- Na outra margem, o Leviatã
- Trilogia da Febre
No livro Gótico Nordestino, o autor traz também referências góticas e folclóricas com base no que é aclamado pelo público de séries televisas, criando um cenário novo dentro da literatura.
Suas histórias ainda são ambientadas em tempos diferentes, tanto cronológico quanto histórico, como cenários que fazem referência ao cangaço, a ditatura militar, ao presente político e até as perspectivas para o futuro.
Nesse sentido, a história que abre a narrativa e que garante a base para as oito outras recebe o nome de “Anda-luz” e conta a história de um menino que é o obrigado a atravessa o desabitado vilarejo do Riachão da Frente, já que precisa levar uma carta escrita por sua mãe ao cangaceiro local, o qual recebe o nome de Zé Barbatão.
Porém, durante a madrugada, o garoto lida com sombras irreconhecíveis e ameaçadoras, além da ameaça do bando. Situação que entra em conflito direto com a realidade.
Toda a narrativa de Cristhiano Aguiar retrata a linha tênue entre racionalidade e imaginação, o que garante a intercessão de diversos outros gêneros e, assim, cria uma narrativa original, além de estimular a capacidade do leitor de discernir sobre a separação dos dois mundos.