As plataformas de streaming estão em alta. Além disso, boa parte dos filmes que a audiência assiste e gosta foram produzidos por plataformas como a Netflix e o Prime Video. Portanto, não é de se estranhar que o júri do Oscar 2022 esteja julgando filmes das próprias plataformas, como já aconteceu antes.
Os primeiros filmes exibidos aos jurados do Oscar de 2022 foram da Netflix e Prime Video. O filme de destaque foi Um Príncipe em Nova York 2 (2021) do Prime Video. Ele é estrelado por Eddie Murphy.
Outros títulos julgados foram: Anette e A Guerra do Amanhã do Prime Video e A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas da Netflix.
No Oscar, a votação é realizada em duas etapas. Na primeira etapa, membros da Academia e pessoas ativas na produção de filmes de cinema votam dentro da sua área profissional. Elas podem votar uma vez na categoria Melhor Filme. Dessa forma são classificados os indicados ao Oscar.
Com a lista de indicados nas mãos, os jurados recebem documentos de votação para decidir os ganhadores.
O Prime Video está investindo pesado em produção própria, como a Netflix já faz. Ambos são plataformas de streaming populares e com produções de sucesso. No entanto, chegar no Oscar é uma grande realização. Só que não é uma surpresa.
No Oscar 2021, a Netflix obteve 7 vitórias. A Netflix já é mais experiente no ramo. A plataforma de streaming teve início em 1997, enquanto o Prime Video começou em 2006.