Lançado em 2015, Fallout 4 foi um dos jogos de maior aclamação da crítica naquele ano. Desenvolvido pela Bethesda Game Studios, o jogo é feito no estilo RPG e é ambientado em um mundo pós-apocalíptico, mais precisamente na cidade de Boston, em Massachusetts.
O jogo é o quinto da franquia Fallout e foi lançado no formato de diversas plataformas, como Xbox One, PlayStation 4 e PC.
Se aproximando ainda mais da realidade e, por isso, sendo ovacionado pelos fãs e RPG, o jogo começa no cenário antes da catástrofe, o qual é marcado pela combinação de tecnologia de ponta e o visual rústico da década de 50.
Após isso, ocorre a guerra nuclear Vault 111 e, o jogador, é um sobrevivente da história. O cenário de destruição, como os longos espaços desertos, faz com que o jogador tenha alto poder de exploração do cenário, o que deixa o jogo ainda mais interessante.
São poucas as restrições e, essa gama de possibilidades, faz com que o jogador se sinta dentro de um filme, criando sua própria narrativa.
E, de acordo com essa narrativa, é que o jogo vai acontecendo, assim como as missões e os objetivos que vão surgindo ao longo do tempo.
É ainda possível estabelecer diálogos com outros sobreviventes, o que confere cerca de, aproximadamente, 11.000 linhas, favorecendo também a sua própria narrativa.
Essa aplicação, inclusive, á é uma característica da franquia, porém, o número de linhas de diálogos em Fallout 4 é a maior quando se comparado a soma de diálogos entre Fallout 3 e The Elder Scrolls V: Skyrim.
Já os recursos do jogo se assemelham aos antigos: há a possibilidade de usar a visão em primeira e em terceira pessoa, o sistema do jogo consegue utilizar qualquer objeto como fonte de material, há os mapas e as coordenadas para guia e a possibilidade de alterar armas e armaduras ao longo da caminhada.
O jogo dá um show de tecnologia e é um dos preferidos dentro do estilo RPG.