“Ecos de Junho”: Documentário traz o impacto de 2013 na política

Escrito e dirigido pelo jornalista Paulo Markun, o documentário “Ecos de Junho” lançado em 2021, chegou a plataforma de streaming GloboPlay nessa semana e faz referência as manifestações ocorridas em Junho de 2013.

"Ecos de Junho": Documentário traz o impacto de 2013 na política
“Ecos de Junho”: Documentário traz o impacto de 2013 na política

Confira: “Stella Blómkvist”: Série da Globoplay foge dos clichês policiais

O jornalista retrata o impacto das manifestações de 2013 no cenário político de 2014 e de 2018, o qual ainda pode ser sentido no cenário político do Brasil atual.

Retrata ainda que o início das manifestações se deu por causa do aumento do preço do transporte público, o qual iria sofrer um reajuste de R$0,20, o que era inviável para a época e, de que modo essa pauta se expandiu e culminou em manifestações políticas por todo o país.

“Começou pelos R$ 0,20 e teve consequências no Brasil, que levaram à eleição de 2018”, diz Markun.

“Isso é feito com esse conjunto de depoimentos que vão se encandeando para mostrar que tinha muita gente na rua, de verdade. Havia as organizações mais diversas participando daquela manifestação. Em vez de ser apenas sobre a tarifa dos ônibus, foi algo muito maior” conta ele.

Cita ainda que o objetivo do documentário é identificar essa pluralidade de grupos e quais os seus objetivos específicos quando foram para as manifestações e, assim, tentar mapear, de forma mais fidedigna, o cenário político brasileiro de 2013 até hoje.

Veja ainda: “Rensga Hit”: Retrato do Feminejo com muita diversão

Markun enfoca que, apesar de ter feito o documentário, muitas dessas perguntas ainda não foram sanadas, sobretudo porque ainda estamos vivendo as consequências de tais manifestações, como citado acima. Acredita também que muitos políticos se elegeram e se elegerão no ano de 2022 em decorrência desse fenômeno.

O documentário é, além de rico em informações, surpreendente, já que dá voz a diversas parcelas da sociedade, assegurando todos os lados e mostrando as diferentes opiniões dos brasileiros sobre o evento.

Inclusive, há a presença de grandes nomes da política brasileira, como os ex-prefeitos de Salvador, ACM Neto, Fernando Haddad e Rio de Janeiro, Eduardo Paes em entrevistas abertas e sem cortes, o que deixa “Ecos de Junho” ainda mais interessante.

 

preloader image
Carregando Texto...