O diretor Denis Villeneuve pediu ao roteirista Eric Roth que focasse mais nas personagens femininas para a história de Duna. Denis Villeneuve deu uma entrevista para a Empire e explicou sua motivação:
“Para mim, era importante trazer mais feminilidade à história. Eu sou fascinado pelo relacionamento entre feminilidade e poder, e o lugar das mulheres na sociedade. Eric Roth me perguntou: ‘Se você tivesse que escolher um aspecto do livro para se focar, qual seria?’. E eu respondi: ‘As mulheres'”.
Tal foco foi traduzido em Duna em mais espaço para a personagem Lady Jessica (Rebecca Ferguson), mãe do protagonista Paul Atreides (Timothée Chalamet).
Confira mais comentários do diretor:
“A história toda só acontece por causa dela, porque ela escolheu ter um filho ao invés de uma filha [em um programa de inseminação artificial]. Ela é uma personagem fascinante, e sem dúvida uma das mais influentes do livro”.
Leia a sinopse oficial do filme:
A trama segue Paul Atreides, um jovem brilhante e talentoso nascido com um grande destino além de seu entendimento, que deve viajar para o planeta mais perigoso do universo para garantir o futuro de sua vida, família e seu povo. À medida que as forças malévolas explodem em conflito sobre o recurso mais precioso existente no planeta – uma mercadoria capaz de desbloquear o maior potencial da humanidade –, somente aqueles que podem dominar seu medo sobreviverão.
Duna tem estreia marcada para 14 de outubro de 2021 no Brasil. De acordo com a janela de exibição, deve entrar para o catálogo da HBO Max 35 dias depois.