O prolífico produtor de filmes David Foster, que colaborou com Steve McQueen em “The Getaway” e conduziu “McCabe and Mrs. Miller” de Robert Altman, morreu nessa segunda-feira em Los Angeles. Ele tinha 90 anos.
Foster começou no ramo como publicitário representando McQueen, juntamente com Peter Sellers, Richard Attenborough, Shirley MacLaine, Andy Williams e Sonny e Cher. Ele deixou a publicidade e fez uma parceria com Mitchell Brower, onde sua primeira produção recebeu o nome de “McCabe e Sra. Miller”, em 1971, estrelado por Warren Beatty e Julie Christie, com Christie ganhando um Oscar.
Em 1972, ele produziu “The Getaway”, de Sam Peckinpah, em colaboração com McQueen e Ali McGraw. Sendo que, este, se tornou um dos filmes de maior sucesso financeiro de Peckinpah.
Além disso, Foster fez parceria com o produtor de “The Graduate”, Larry Turman, em 1974. A Turman Foster Company começou com “The Drowning Pool”, estrelado por Paul Newman e Joanne Woodward, e continuou com “Heroes”, “The Thing”, de John Carpenter, “Running Scared”, “The Getaway ”e“ The River Wild ”. Foster continuou produzindo nos anos 2000 com filmes como “A Máscara do Zorro”, “Dano Colateral” e o remake de 2011 de “The Thing”. Ele também produziu o remake de 2005 de “The Fog”, “Hart’s War”, bem como “Curto-circuito” e “Curto-circuito 2.”
Nascido no Bronx, Nova York, Foster se mudou para La Jolla e depois para Los Angeles com sua família. Ele serviu na Guerra da Coréia e tornou-se o principal escritor de discursos do general “Iron Mike” Daniels em Pearl Harbor, Havaí.
David Foster deixa sua esposa de 60 anos, Jackie Pattiz, os filhos Gary, produtor; Greg, ex-CEO da Imax Entertainment; e Tim. Além disso, deixa também seus netos Daryn, Drew, Kayla, Jackson e Lucas.