A Nintendo se tornou referência quando o assunto é jogos. Afinal, essa é uma empresa japonesa super antiga, que começou como fabricante de cartas de baralho em 1883, e hoje é uma das companhias japonesas de maior valor de mercado.
Assim, dizer que os jogos foram censurados não significa dizer que eram terríveis, sombrios, nem nada do tipo. Na maioria das vezes, o problema era a cultura, principalmente do Oriente com o Ocidente, ainda mais que, até 1994, não existia uma “padronização” dos jogos.
Diante disso, vamos conferir os 3 dos muitos jogos da NES que já foram censurados.
3 jogos da NES censurados
R-Type III
Alguns dos jogos censurados fazem sentido sim. Mas esse é engraçado pensar, pois a censura veio do fato de alguns inimigos do R-Type III se assemelhavam a um espermatozoide. Isso mostra como o medo da “sexualidade explícita” era proibida. Assim, foi solicitado que os mesmos passassem a se parecer com globos oculares gigantes.
Final Fight
Esse é um jogo que era extremamente sexualizado. Entre algumas mudanças feitas no jogo, uma delas foi a de dois personagens, Poison e Roxy, que deveriam ser personagens transgênero, e foram alterados para Billy e Sid, dois personagens masculinos. Também, a mudança de uísque para vitaminas, e mudar a frase de “Oh my God” para “Oh my car” (“Oh meu Deus para “Oh meu carro”) fizeram parte dessa “repaginada”, tudo para não ofender o Ocidente.
Super Mario World
Na versão ocidental, Yoshi não pode comer golfinhos no porto, somente na versão japonesa, e ele ganha moedas para isso. Essa mudança foi necessária pois alguns países do ocidente recriminam a prática de caça aos golfinhos e a ingestão dos mesmos.
Portanto, pode-se concluir que a censura desses jogos se trata mais de uma questão cultural daquela época, e não se reflete tanto nos dias de hoje, visto que há bastante liberdade de expressão na maioria dos países, e também a internet proporcionou acesso à todo tipo de informação.
Gostou de saber mais sobre o que rola no Cinema Geek? Então confira também outras publicações que estão disponíveis aqui no blog. Até o próximo post!