O Mercado Livre é uma das maiores plataformas de comércio eletrônico do mundo, com milhões de vendas sendo realizadas todos os dias para todos os cantos do Brasil. Com isso, a demanda por funcionários na empresa é constante e muitos acabam buscando meios de fazer parte desse grupo. Por isso, hoje vamos te mostrar como ser um entregador Mercado Livre.
Isso porque cada vez mais pessoas tem buscado entender como ser um entregador Mercado Livre e conseguir um emprego para complementar ou construir a sua renda. Então, se você é chegou até aqui e agora quer ingressar nesse novo trabalho, confira abaixo todo passo a passo e prepare-se para fazer parte dessa gigante do e-commerce.
Como ser um entregador Mercado Livre
Primeiramente, é preciso destacar que qualquer um pode fazer parte do grupo de entregadores Mercado Livre. Para isso, basta que você esteja enquadrado em alguns critérios, que segundo a própria empresa, são:
- Ter um veículo de até 15 anos;
- Caso utilize moto, possuir uma mochila ou baú fechado de pelo menos 80 litros de capacidade para transportar os pacotes;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vigente;
- Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
- Ter cadastro de Microempreendedor Individual (MEI), com atividade principal ou secundária específica de entregas (CNAE 4930-2/01, 4930-2/02, 5320-2/01, 5320-2/02 o 5229-0/99).
Vale destacar que abertura de um cadastro MEI é muito simples e atualmente pode ser feito online no site oficial do Governo Federal. Portanto, não deixe que isso seja um impasse para você na hora de realizar o seu cadastro junto ao Mercado Livre para se tornar um entregador.
Como funciona o trabalho de entregador Mercado Livre
Após confirmar que atende a todas as exigências acima, agora podem surgir dúvidas sobre como funciona o trabalho, valores a receber e muito mais. Para começar, os percursos de entregas podem durar entre 3 e 8 horas e começar em diferentes horários do dia. Mas, lembre-se que você é quem aceita ou não a oferta, não são todas obrigatórias. Caso aceite, você vai receber todos os detalhes da solicitação.
Os seus ganhos são contabilizados por cada entrega, já que cada uma tem um valor diferente. Em seguida, os valores a serem pagos pelos seus serviços vão ser depositados na sua conta Mercado Pago na semana seguinte, uma vez por semana. Ou seja, os serviços prestados entre segunda-feira e domingo, tem o pagamento realizado em conjunto entre a próxima quarta e sexta-feira. Lembre-se, é obrigatório que seja uma conta do Mercado Pago, se não tiver uma, basta baixar o aplicativo e criar.
Passo a passo para realizar as entregas
O trabalho realizado após pelos entregadores Mercado Livre é muito simples. Veja o passo a passo de como funciona de acordo com a própria empresa:
- Receba ofertas de percursos e aceite os que preferir: Você poderá ver as tarifas e a duração estimada.
- Colete os pacotes: Para começar, você deve coletar todos os pacotes em um ponto de coleta.
- Entregue na sua cidade: No app você terá seu percurso sugerido para otimizar suas entregas.
- Aproveite seus ganhos: Entre quarta e sexta-feira cairá na sua conta Mercado Pago o dinheiro dos serviços prestados da semana anterior.
Como ser um entregador Mercado Livre: Faça o seu cadastro!
Então é isso, agora você já sabe como ser um entregador Mercado Livre é fácil e a forma como o trabalho e os pagamentos funcionam, além das exigências. Portanto, se você tem tudo que precisa e gostaria de ingressar nesse novo serviço, é só realizar o seu cadastro.
Para isso, basta que você faça o download do aplicativo Envios Extra do Mercado Livre e crie a sua conta! Pronto, você já estará apto a fazer as entregas. Abaixo, você pode baixar para o seu celular. Lembrando que o app está disponível apenas para Android.
Boa sorte e bons trabalhos!