Auxílio Cesta Básica: Saiba como se Cadastrar no Benefício

O auxílio cesta básica já está sendo um dos assuntos mais comentados em todas as regiões do Brasil. Isso devido ao fato de que esse benefício vem ajudando milhões de família no país. Só na região do Ceará são 150 famílias que aproveitarão dessa graninha extra que entrará em suas contas bancárias.

Se você ainda tem dúvidas sobre como funciona o auxílio cesta básica, não se preocupe. Hoje, aqui, explicaremos todos os detalhes sobre essa ação que já está sendo considerada um grande sucesso em todo o Brasil, principalmente no Ceará. Vem conosco!

O que é o Auxílio Cesta Básica?

O auxílio cesta básica é uma ação de apoio às famílias brasileiras, principalmente por conta de tudo o que aconteceu durante a pandemia. Ao todo, como explicado anteriormente, o auxílio beneficiará milhões de família com o valor de nada mais nada menos do que R$ 200. Esses duzentos reais são divididos em duas parcelas de R$ 100.

Além disso, esse benefício será executado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). Desse modo, entre os beneficiados com o dinheirinho extra, estão os trabalhadores de transporte alternativo e escolar, ambulantes e feirantes, mototaxistas, taxistas, motoristas de aplicativos, bugueiros, guias de turismo e despachantes documentalistas de trânsito.

Por fim, vale destacar que a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos será a encarregada de cadastrar esses profissionais por meio do Sistema de Informações e Indicadores Sociais (SISSPS). Assim, todos os dados serão validades e os requisitos para receber o benefício em questão serão avaliados.

Quem tem direito?

Como explicado anteriormente, o auxílio cesta básica não é para todos os brasileiros. Portanto, inicialmente será necessário que você exerça alguma das atividades abaixo:

  • Trabalhadores de transporte alternativo e escolar;
  • Ambulantes e feirantes;
  • Mototaxistas;
  • Taxistas;
  • Motoristas de aplicativos;
  • Bugueiros;
  • Guias de turismo;
  • Despachantes documentalistas de trânsito.

Além de exercer alguma das atividades indicadas, será necessário comprovar a situação mediante a declaração de um órgão público ou sindicato de uma associação profissional. Essa declaração nada mais é do que um documento em que é autorizado/permitido o exercício da atividade por órgão competente.

Vale destacar que alguns pontos também desclassificam os brasileiros de receber o auxílio cesta básica. São eles:

  • Sejam titulares de benefício previdenciário ou assistencial;
  • Estejam recebendo seguro-desemprego;
  • Estejam recebendo programa de transferência de renda federal, com exceção do Auxílio Emergencial e do Programa Bolsa Família;
  • Exerçam cargo, emprego ou função pública em quaisquer das esferas de governo;
  • Tenham recebido Auxílio Financeiro aos Profissionais Desempregados do Setor de Bares, Restaurantes e Afins.

Agora, para conferir mais informações sobre o auxílio cesta básica, basta continuar acompanhando esse artigo até o final. O próximo passo será você aprender de uma vez por todas como solicitar esse fantástico benefício para a sua vida!

Como se cadastrar?

Antes de mais nada, vale destacar que a inscrição do auxílio cesta básica deve ser realizada na plataforma da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos. Sendo assim, o candidato deve preencher o formulário disponível no site da SPS. Portanto, o mesmo deve ser o responsável por inserir todas as informações, declarações e comprovações necessárias à comprovação das exigências do auxílio em questão, combinado?

Não se esqueça que a SPS ressalta que somente os formulários que tenham todos os documentos obrigatórios anexados serão analisados. Sendo assim, de nada ainda você preencher o formulário se não está dentro dos requisitos necessários. Além disso, a comprovação das informações disponibilizadas pelos candidatos ao auxílio será feita por autodeclaração!

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