O drama de Sophie Deraspe de Québécois, ganhadora do prêmio de melhor Longa-Metragem canadense será o representado do Canadá na disputa pelo Oscar de Longa-Metragem Internacional 2020.
Esse é o nono filme canadense a ser indicado para a categoria, entretanto o único deles a ser vencedor foi “Invasões Bárbaras”, em 2004. A lista oficial deste ano será lançada em meados de dezembro, mas, os resultados do 92º Oscar serão anunciados apenas em fevereiro de 2020.
Este é o quinto trabalho de Deraspe nessa categoria. Na trama, ela atuou como escritora, diretora e diretora de fotografia. A história é uma leitura de uma clássica tragédia, onde Antígona se propõe a ajudar o seu irmão a fugir da prisão. Para isso, desafia as leis e autoridades seguindo o seu próprio ideal de justiça.
O elenco conta com a atuação de Nahéma Ricci na interpretação de Antígona. Porém, a formação ainda traz nomes de peso como Nour Belkhiria, Rachida Oussaada, Antoine Desrochers, Rawad El-Zein, Paul Doucet, Hakim Brahimi, Jean-Sébastien Courchesne e Benoit Gouin.
Conforme a diretora executiva da Telefilm Canadá, Christa Dickenson, o portfólio de filmes enviados ao Comitê de Seleção reúne qualidade digna de orgulho. Também segundo suas declarações, dos 16 filmes enviados, 9 foram tiveram mulheres diretamente envolvidas na direção, o que é um grande avanço na indústria do cinema.
A boa notícia é que o filme já tem data de lançamento. “Antigone” será lançada no cinema no dia 06 de novembro. Sua distribuição no Canadá está sendo feita pela Maison 4:3.