Kit Energia Solar Grátis: 5 maneiras para conseguir sua energia solar

Buscando energia solar grátis, mas não sabe se é possível? Como o governo ainda não disponibiliza um programa com kit energia solar grátis, trouxemos alguns projetos que podem facilitar o seu acesso a esse serviço. Este artigo traz tudo que você precisa saber sobre como conseguir sua energia livre de custos.

Todo mundo gostaria de ter energia solar grátis, principalmente se for considerado os valores para ter acesso a este tipo de equipamento. Pois, a energia solar se popularizou nos últimos anos. Contudo, as placas fotovoltaicas e as instalações de alto custo mantém o sonho distante para muitas pessoas.

Entretanto, você pode buscar alternativas para baratear os custos da compra do Kit energia solar e sua manutenção. Uma delas é fazer parte de projetos governamentais que atendem pessoas com renda baixa. Vejamos mais sobre essas iniciativas e como pode ser possível ter energia solar grátis!

5 maneiras para conseguir kit energia solar

Como ainda não existe energia solar grátis, você pode encontrar alternativas de instalação de baixo custo, ou que não produzam impacto significativo no seu orçamento. Dito isso, temos 5 maneiras para conseguir kit energia solar com preços acessíveis:

Financiamento

Você pode optar por um financiamento dos equipamentos de energia solar que tornam essa alternativa de abastecimento mais acessível. Como diluir esses valores em parcelas menores. Dessa forma, até os juros e outras taxas tornam as mensalidades mais administráveis.

Equipamentos de menor potência

Você também pode considerar adquirir equipamentos de menor potência. Assim, você evita que aparelhos mais complexos e mais caros para comprar, considerando apenas o número suficiente de placas de acordo com as necessidades de abastecimento de seu imóvel.

Projetos personalizados

Os projetos personalizados se parecem com os equipamentos reduzidos e podem ser mais em conta para você. Caso seja de seu interesse, o cliente contrata uma equipe completa para instalar e ver as melhores aquisições.

Programa de baixa renda

Com a possibilidade de criar programas de acesso à energia solar por meio da geração distribuída, criada a partir de 2023 pelo governo, as pessoas podem instalar paineis fotovoltaicos em residências através do programa de baixa renda e focar em fontes renováveis. Essas características de baixo custo é o ideal para quem está economicamente mais vulnerável.

Financiamento com instituição pública

Você também pode adquirir energia solar com financiamentos através de instituições públicas, como a Caixa Econômica Federal ou o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). Ao recorrer a este tipo de aquisição, você vai ter juros mais baixos que instituições privadas.

Energia solar grátis após a instalação

A energia solar gratuita só é possível por meio da instalação off-grid, também conhecida como autônoma, pois não faz uso da rede de distribuição tradicional. Hoje em dia é possível encontrar dois modelos para fazer uso da geração fotovoltaica, sendo o formato integrado na concessionária ou aquele que conta com implementação individual.

Esse modelo off-grid, ou fora da rede, permite que ao proprietário fazer uso de baterias para armazenar a produção excedente em baterias para posteriormente abastecer os dispositivos. Dessa forma, o proprietário segue aproveitando a eletricidade mesmo durante a noite ou em dias nublados, por exemplo. Ou seja, escolhendo esse meio, os gastos ficam apenas na compra do equipamento. Pois, em seguida, toda a geração de energia será armazenada, sem gastos ou contas adicionais. Sendo preciso apenas investimentos pontuais em épocas de manutenção.

Existe kit energia solar grátis?

Bom, primeiramente é preciso dizer que não! Até o momento, a instalação para energia solar ainda não é gratuita. Contudo, é muito importante destacar que o Governo Federal vem pensando em projetos e meios que possam tornar isso possível no futuro, como mostram alguns especialistas. Como essa é a energia do futuro e deve substituir a hidrelétrica, que é a principal do Brasil. Em 20 ou 30 anos, o acesso para esses aparelhos vai ser ainda maior, e, com isso, o Governo vai conseguir melhorar a acessibilidade a esses aparelhos por meio de projetos ou mesmo provendo painéis coletivos.

A prova disso é que já em 2023, o Governo Federal passou a estudar a meios para criar programas de acesso à energia solar através da geração distribuída, com foco em pessoas de baixa renda. A proposta visa instalar painéis fotovoltaicos e criar um modelo que se encaixe para os diferentes consumidores, fazendo com que a alternativa solar se torne mais barata.

Junto a esse programa, linhas de crédito com juros baixos e sem taxas adicionais também aparecem para a classe média, junta de outras opções de financiamento nas comunidades. O texto apresentado ao ministro de Minas e Energia visa contemplar:

  • escolas;
  • postos de saúde públicos;
  • famílias de baixa renda;
  • áreas urbanas precárias;
  • comunidades tradicionais;
  • agricultura familiar;
  • outras populações necessitadas.

E graças as quedas nos valores de investimento em meio a popularidade que a energia solar vem ganhando, o projeto de energia solar grátis desenvolvida pelo governo se tornou ainda mais possível em um futuro próximo.

Vale a pena ter um kit energia solar grátis?

Seja de forma gratuita ou usando os meios de financiamento do governo, ter um kit energia vale muito a pena por ser uma tecnologia sustentável, eficaz e econômica, de fácil instalação, podendo reduzir em 90% o custo da sua energia  elétrica. Em suma, é vantajoso para quem gasta muito na sua conta de energia. Por isso, se você deseja abandonar as contas tradicionais de energia e optar por uma fonte sustentável, o kit energia solar é perfeito para você.

preloader image
Carregando Texto...